1º ano
Ao longo do Ensino Fundamental, a progressão do conhecimento ocorre através da importância do gosto pela leitura e escrita no desenvolvimento da criança, pela pesquisa e experiência da matemática em situações do cotidiano, além do contato com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.
Nesta trajetória aprimora-se, enquanto estudante, o desenvolvimento moral, valores éticos, a autonomia intelectual, as competências, a formação, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si.
Ressalta, nos anos iniciais a necessária articulação com as experiências vividas na Educação Infantil, prevendo progressiva sistematização dessas experiências quanto ao desenvolvimento de novas formas de relação com o mundo, novas formas de ler e formular hipóteses.
Em consonância com a BNCC, estrutura-se em Áreas do Conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, a saber:
I – Linguagens:
a) Língua Portuguesa;
b) Língua Inglesa;
c) Arte;
d) Educação Física.
II – Matemática;
III – Ciências da Natureza:
a) Ciências.
IV) Ciências Humanas:
a) Geografia;
b) História.
V) Ensino Religioso.
1º ano do Ensino Fundamental – 06 anos completos até 31/03 do ano de ingresso.