Proposta Pedagógica

Práticas Pedagógicas

A prática educativa da escola Recriando baseia-se no Sócio construtivismo, buscando desenvolver a aprendizagem das crianças de diferentes modos por meio de projetos pedagógicos, de situações de aprendizagens, de organizações de ambientes dentro e fora das salas, da organização de contextos de brincadeira etc. O importante é que, nas suas diversidades de proposições, todos os percursos tenham, em maior ou menor profundidade, uma atenção aos elementos estruturantes dos percursos de aprendizagem: situações-problema e sua problematização, investigação e invenção e acompanhamento e avaliação.

Acreditamos que por meio dos projetos, as crianças moldam suas experiências escolares, em vez de serem moldadas por elas. Porém, não é um processo baseado na improvisação. Existe a ação do planejar, de projetar percursos com as crianças, antecedida da ação do professor de prefigurar, o que facilita a análise das possibilidades e dos rumos potenciais do projeto durante todo o processo.