METODOLOGIA

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

A prática educativa da escola Recriando baseia-se no Sócio construtivismo, buscando desenvolver a aprendizagem das crianças de diferentes modos por meio de projetos pedagógicos, de situações de aprendizagens, de organizações de ambientes dentro e fora das salas, da organização de contextos de brincadeira etc. O importante é que, nas suas diversidades de proposições, todos os percursos tenham, em maior ou menor profundidade, uma atenção aos elementos estruturantes dos percursos de aprendizagem: situações-problema e sua problematização, investigação e invenção e acompanhamento e avaliação.

Acreditamos que por meio dos projetos, as crianças moldam suas experiências escolares, em vez de serem moldadas por elas. Porém, não é um processo baseado na improvisação. Existe a ação do planejar, de projetar percursos com as crianças, antecedida da ação do professor de prefigurar, o que facilita a análise das possibilidades e dos rumos potenciais do projeto durante todo o processo.

 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Observação diária;
  • Registro do processo de desenvolvimento de cada aluno;
  • Registro reflexivo do professor;
  • Relatórios de avaliação/processo de ensino aprendizagem, os avanços dos alunos e a ação desenvolvida pelo professor;

Os Relatórios de atividades são bimestrais e os relatórios individuais são enviados aos pais ao término de cada semestre.

DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Leitura e produção de textos;
  • Debates;
  • Pesquisas;
  • Auto avaliação;
  • Observação diária;
  • Registro do processo de desenvolvimento de cada aluno;
  • Registro reflexivo do professor;
  • Atividades avaliativas do processo de aprendizagem e avanços dos alunos.

Os Relatórios de atividades e boletins individuais são enviados aos pais ao término de cada bimestre.