Temos como base teórica de nossa atuação as ideias difundidas pelo construtivismo.
O construtivismo é mudança de visão: não considera o conhecimento só pelo prisma do sujeito nem só pelo prisma do objeto, mas pela óptica da interação sujeito-objeto.
Dessa forma, acreditamos que o aprendizado é construído pelo estudante a partir de estímulos promovidos pelos educadores e escola. Neste contexto, o aluno:
· É protagonista do processo de aprendizagem;
· Se torna sujeito crítico e questionador;
· É membro da construção do planejamento diário do professor.
· Vivencia a experiência em trabalhar e aprender em equipe.
Norteando nossa prática, temos Jean Piaget, Henri Wallon, Vygotsky e Emília Ferreiro, importantes estudiosos do desenvolvimento infantil e da psicogênese.
Nossa história se inicia em 1º de fevereiro de 1994 na Rua Santo Antônio, centro de Pouso Alegre, quando é criado o Recriando Centro de Educação Integrada. Inicialmente oferecendo serviços de brinquedoteca, visando oportunizar através do brincar a manifestação das habilidades e potencialidades geradoras do desenvolvimento integral da criança.
Em 1995 estabelece-se à Rua Afonsina Guimarães Cobra, 187, onde se encontra até os dias atuais, tendo como compromisso não só garantir um percurso formativo de sucesso para as crianças, como também para cumprir o seu papel com a sociedade num país que ainda luta para assegurar o brincar e a ludicidade como princípios fundamentais das atividades de meninos e meninas nesta etapa da vida.
Cabe-nos a responsabilidade de garantir às crianças de nossa escola o direito à INFÂNCIA.
A pedagogia utilizada na Escola Recriando visa ao desenvolvimento integral da criança, entendemos por metodologia a busca para inserir-se numa perspectiva de formação integral e libertadora que desenvolva no educando a consciência crítica e o significado da vida e que consiste em Razão, Lúdico e Afeto.
Para propiciar cuidado e educação de qualidade, impõe-se o pensar na formação e na capacitação contínua dos profissionais a fim de que estejam preparados para receber as diferentes situações que se apresentam e refletir sobre elas.
O coletivo de profissionais da Instituição recebe formação continuada, fazendo parte da rotina institucional, onde um mínimo de 8 horas/mês é especialmente destinado à formação, possibilitando um encontro para troca de ideias sobre a prática, para supervisão, estudos sobre os mais diversos temas pertinentes ao trabalho, organização e planejamento da rotina, do tempo e atividades e outras questões relativas ao projeto educativo. Oferecendo a instituição todos os recursos materiais e humanos necessários.
Relações com as famílias e os alunos:
Temos prioridade no relacionamento através do respeito as individualidades, confiança e afetividade, estabelecendo um vínculo intenso da escola e seus professores com as famílias e os alunos.
Relações com a comunidade:
A comunidade tem acesso à filosofia e concepção de trabalho da Instituição, é informada sobre: a qualificação e experiência dos profissionais, sobre a estrutura e funcionamento da escola; participa das condutas relativas à saúde e dos eventos especiais que envolvem os educandos, através de reuniões, palestras e festividades.